segunda-feira, 3 de março de 2008
Leitura e escrita
O jornalista Franklin Martins, em seu site, publicou o conteúdo de uma palestra que proferiu, abordando a importância da leitura para escrever bem, duas ações essenciais ao jornalismo. Faça uma leitura cuidadosa do texto e reflita sobre o jornalista que você quer ser e qual texto deseja ter. Aguardo seu comentário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
A jornalista que eu quero ser é uma profissional atualizada ;com boa bagagem cultural, domínio da palavra (técnica) e de conteúdo (essência) .
Meu objetivo é produzir textos imparciais, surpreendentes e de fácil compreenssão .
Frankilin Martins ,apresentou um material dinâmico, sedutor e envolvente ;chamando nossa atenção para a importância da leitura das diversas linguagens e do saber entender as entrelinhas ...
Com maestria ,o jornalista nos apresentou a arte do jornalismo que tem como ferramenta a palavra e matéria prima a vida .
O comentário assinado por artigos para a pesca ; a isca do jornalismo ;foi um material escrito por mim ,Mônica Bacurau...
Muito bem, Monica. Está no caminho certo. Obrigada pela participação.
Abraços.
Este material feito por Franklin Martins é muito incentivador. Após uma leitura como esta, cresce o impulso por ler desde livros a bulas de remédios.
A leitura é com certeza o ponto de partida para uma boa escrita, pois somente com o conhecimento de fatos, da escrita, da língua, é possível se fazer um bom texto.
A leitura não-verbal é, no meu ponto de vista, ainda mais importante, por isso é preciso desenvolver a percepção dos gestos, dos olhares, das expressões, e até mesmo do que é dito realmente em uma frase que parece obvia.
Gostei muito do que foi dito em relação à Cabala, que relaciona as letras a anjos. "O bom texto, portanto, seria fruto de uma mágica, de um milagre, enquanto, no mau texto, os anjos não se entenderiam, brigariam entre si. Por isso, não chegariam à alma do leitor."
Espero conseguir fazer com que os anjos cheguem às almas das pessoas em meus textos.
Fernanda Carvalho
Excelente comentário, Fernanda. Obrigada pela participação e interesse nos blogs. Abs.
Postar um comentário